Quarta-feira, 18 de Outubro de 2006
10 anos de rock

Na aldeia do Cercal, concelho de Soure, surgiu em 1997 um festival de música moderna portuguesa denominado Cercal Rock. Destinado a promover as novas bandas nacionais, a organização do evento está a cargo dos Balbúrdia, uma banda local que mantêm ininterruptamente a sua actividade desde 1996.

 Embora se realize numa zona sem grande tradição a nível de música moderna portuguesa, o Cercal Rock conseguiu impor-se como um evento de grande importância, tanto para as bandas que participam, como para quem assiste. A nível local trata-se já de uma referência obrigatória no cartaz cultural, e pelo facto de ao longo da última década já ter recebido cerca de 40 bandas vindas dos mais variados pontos do país, conseguiu dar-se a conhecer para além das fronteiras regionais.

 Este ano o festival vai para a sua 10ª edição e conta com a participação de cinco bandas. Assim, dia 11 de Novembro na Associação da Banda do Cercal, para além da banda anfitriã, os Balbúrdia, marcam também presença os 8 Rockin’ Shoes da Marinha Grande, This Is Mafia e Waxtears de Coimbra e os Ex-cudos de Ansião.

 O facto de todos estes grupos se situarem relativamente perto do concelho de Soure não aconteceu por acaso, uma vez que, como referiu João Castanheira, um dos elementos da organização, “a proximidade foi um dos critérios que pesou na escolha das bandas”. Relativamente à selecção destas, diga-se que a coisa não foi nada fácil, pois houve “entre 60 a 70 bandas” a enviar o seu material na expectativa de poderem vir a ser seleccionados para estarem presentes no Cercal Rock, revelou João Castanheira.

 Para além do objectivo da organização do festival passar pelo facto de quererem trazer grupos de qualidade e próximos de Soure, outro aspecto foi tido em conta. “Tentámos arranjar bandas de diversos estilos musicais para abranger o maior número de público possível”, confidenciou o elemento da organização do festival ao Preto no Branco.

 João Castanheira deixou, ainda, no ar a promessa que “vai haver uma surpresa durante o dia em que vai decorrer o festival”, sendo que esta está relacionada com o facto de o Cercal Rock comemorar 10 anos de existência.

 Refira-se que o preço da entrada é de quatro euros e dá direito a uma bebida.   



publicado por jornalpretonobranco às 16:35
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Droga - Grande Tráfico

“É preciso rapidamente ap...

Soure sem casos de corrup...

Autarquia de Soure está e...

10 anos de rock

Destaques da edição de Ou...

Entrevista com Manuel Luí...

Preto no Branco - Um jorn...

Soure em festa

Destaques da edição de Se...

arquivos

Setembro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Outubro 2006

Setembro 2006

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds