Terça-feira, 3 de Julho de 2007
Soure sem casos de corrupção investigados

Sob o lema “Diga Não à Corrupção”, a Polícia Judiciária (PJ) em conjunto com a Direcção Geral das Contribuições e Impostos e da Inspecção Geral de Finanças organizou uma exposição temática denominada “Contra a Corrupção: Integridade e Transparência” que decorreu, em Maio, no átrio principal da Directoria Nacional da Polícia Judiciária, em Lisboa, e na cidade do Porto, entre os dias 12 e 30 de Junho.

 O objectivo que se pretende alcançar com esta iniciativa “é a sensibilização do público para as consequências da corrupção, através de uma mensagem de prevenção acompanhada de um apelo à cidadania responsável e participativa”, pode ler-se no site oficial da PJ na Internet. Por isso, a exposição terá um carácter itinerante, passando até ao final do ano pelas cidades de Braga, Faro, Évora, Setúbal e Coimbra, regressando novamente a Lisboa, onde será encerrada no dia nove de Dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Corrupção.

  O director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro, aquando da inauguração da exposição, que decorreu no mês passado na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, afirmou que “o combate contra a corrupção é uma prioridade” na actividade daquela força policial, embora considere que a situação em Portugal “não é muito grave”. “É preciso dizer que os números portugueses não são tão disfuncionais como alguma retórica pode, às vezes, deixar parecer”, justificou o director nacional da PJ.

 As estatísticas apresentadas na exposição indicam que Portugal se encontra no grupo dos países em que o controlo da corrupção se situa entre 75 e 90%, surgindo ainda o país no 19º lugar na lista de custos de corrupção nos negócios. Esta lista, que inclui 105 países de todo o mundo, é liderada pela Islândia, com 6,9 pontos, surgindo Portugal em 19º lugar, com 5,9 pontos.

 Refira-se que em 2006, foram recebidas 341 participações relativas a casos de corrupção. Estes dados mostram uma variação pequena do número de casos de corrupção investigados em Portugal nos últimos anos, o que Alípio Ribeiro atribuiu ao facto das estatísticas apenas se referirem aos casos de corrupção no sentido estrito. “Temos de associar a corrupção a fenómenos de criminalidade organizada, como o tráfico de droga, a evasão fiscal ou o branqueamento de capitais e aí teremos outros números”, afirmou o responsável máximo da Polícia Judiciária.

 Na nossa região, no que a esta matéria diz respeito, concretamente nos concelhos de Soure, Montemor e Condeixa, bem como na cidade de Coimbra, segundo dados a que o Preto no Branco teve acesso, foram 10 os casos de corrupção (activa e / ou passiva para acto ilícito) investigados pelas autoridades competentes desde Janeiro de 2005 até à data. De referir que, destes valores, nove aconteceram em Coimbra seguindo-se Montemor-o-Velho com um caso investigado. Ao invés, os concelhos de Soure e Condeixa-a-Nova não registam qualquer caso de investigação pela prática deste tipo de crime.

 

Leia mais na edição impressa do Preto no Branco

Assine o Preto no Branco! Apenas 10 € / Ano! Contactar: 239 507 334 / 960 248 984

 



publicado por jornalpretonobranco às 17:54
link do post | comentar | favorito
|

6 comentários:
De emmeleia a 19 de Julho de 2007 às 12:19
pois os casos nao sao investigados pq os proprios inspectores sao corruptos. eu proprio fiz 2 queixas a pj de coimbra a denunciar casos de corrupçao na cm de condeixa e até agora, nao aconteceu absolutamene nada e os criminosos continuam impunes.


De Anónimo a 15 de Abril de 2008 às 01:49
Se assim foi você andou muito mal, porque nada lhe custava ter enviado com aviso de recepção essas mesmas denúncias ao PGR situado no edifício do Tribunal em Soure.
Veria que o seguimento das mesmas era real.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Droga - Grande Tráfico

“É preciso rapidamente ap...

Soure sem casos de corrup...

Autarquia de Soure está e...

10 anos de rock

Destaques da edição de Ou...

Entrevista com Manuel Luí...

Preto no Branco - Um jorn...

Soure em festa

Destaques da edição de Se...

arquivos

Setembro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Outubro 2006

Setembro 2006

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds